Revista Ações Legais - page 66-67

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EFICIÊNCIA
Advogada fala sobre gestão
jurídica estratégica
A
advogada Marcia Andrade revela algumas maneiras de tornar a gestão jurí-
dica estratégica do seu negócio mais assertiva.
"Parece meio óbvio, mas, sobretudo as novas gerações, que parecem já vir
com chips instalados e abarrotados de recursos tecnológicos, aplicativos e softwa-
res possuem uma dificuldade enorme de organizar e priorizar tarefas. Nesse senti-
do, enxergo que para ser organizado é preciso ter: planejamento, tranquilidade e
uma excelente ferramenta de gerenciamento (referente a prazos, tarefas, comuni-
cação interna e externa)", revela a advogada.
Para Marcia, o domínio da utilização de recursos tecnológicos é fundamental para
garantir a máxima assertividade nas operações. "Não adianta ter 15 aplicativos e 5
softwares e eles não se comunicarem, ou você perder metade do dia alimentando
fontes que não se cruzam", explica.
Senso de comprometimento
"Ouço muitos gestores de RH falarem em "ownership", que em livre tradução é o
compromisso de proprietário, sentimento de dono, de pertencimento. Essa sensa-
ção, seja em um escritório de advocacia ou em um departamento jurídico de uma
empresa é fundamental para o sucesso das atividades jurídicas. Esse comprometi-
mento e senso de responsabilidade estão ligados diretamente à organização e boa
comunicação entre os atores em jogo", destaca a advogada.
"Comunicação entre gestores e subordinados; advogado e cliente; departamento
jurídico e escritórios parceiros; departamento jurídico e os clientes internos dentro
da companhia são cruciais para o sucesso de qualquer operação. Manter transparên-
cia na comunicação para melhor gerenciamento de prazos e prioridades também.
Na era do 'tudo é imediato' e em tempo real precisamos deixar claro que advocacia
de qualidade não é necessariamente automática", afirma Marcia.
Conhecer o cliente e a operação
"Quem me conhece sabe que eu uso demais a expressão 'advogado de chão de fá-
brica' em contraponto ao advogado trancado na sala do último andar com pompa e
circunstância. Nada contra a elegância amigos, mas para ser o melhor gestor jurídi-
co estratégico, para além da organização, comprometimento e boa comunicação é
necessário conhecer a fundo as operações do seu cliente", destaca.
E como conhecer seu cliente a fundo? Entendendo passo a passo da rotina de ope-
ração. "Ver onde as máquinas novas são instaladas, onde as máquinas quebram,
onde está a mão-de-obra, o recurso humano gerador de riqueza para uma empresa.
É ali na operação (e isso inclui as atividades comerciais de pré-venda, venda e pós-
-venda) que o advogado consegue ter a visão exata do que ocorre no dia-a-dia, do
espírito empresarial comum, das necessidades de clientes e fornecedores e das di-
ficuldades para se chegar lá", finaliza.
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