ARTIGO
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não está pagando por umdeterminado produto, o produto pode ser você.
Omodelo de negócio desses famigerados aplicativos é justamente o tratamento de dados pes-
soais: em troca do acesso ao aplicativo você fornece os seus dados para que eles possam ser
tratados pela empresa gestora do aplicativo, que irá analisar as suas curtidas, postagens, fotos,
informações, check in e montar uma verdadeira “biografia digital” sua para vendê-la à empre-
sas que irão lhe direcionar notícias e propagandas que elas próprias entendem como de seu
interesse.
Para se ter uma ideia de como esta “biografia digital” dos usuários de aplicativos é rica de infor-
mações, a jornalista francesa Judith Deportain, publicou o livro “Glamour sous algorithme” no
qual narra uma inusitada experiência enquanto usuária do aplicativo Tinder: Judith teve conhe-
cimento de que o aplicativomantinha uma “pontuação de desejo/atratividade”.
Curiosa para saber qual era o seu grau de atratividade segundo o Tinder, Judith entrou em con-
tato com o aplicativo e depois de muito insistir conseguiu ter acesso ao documento que fun-
damentava a sua pontuação: recebeu um relatório com 800 (oitocentas!) páginas, contendo
informações bem íntimas da sua vida, postagens em outras mídias sociais, fotos e etc. Um ver-
dadeiro dossiê da sua personalidade.
Te desafio a escrever uma autobiografia com 800 folhas. Parece difícil, mas os algoritmos con-
seguiram fazê-la rapidamente e com uma alta precisão, tudo com base nos dados pessoais es-
palhados por vários bancos de dados. E é essa “biografia digital” que até então transitava livre-
mente entre várias empresas.
Assim, se por um lado o tratamento de dados pode proporcionar uma experiência mais perso-
nalizada, também pode violar a privacidade/intimidade e gerar manipulação por cercear, ou ao
menos diminuir, a sua capacidade de escolha daquilo que realmente te interessa, pois no final
do dia você terá recebido apenas notícias e serviços que uma máquina escolheu como adequa-
dos para você.
Umexemploque representamuitobemos sérios impactos damanipulaçãodos dados pessoais
é o que ocorreu na última eleição para presidente dos Estados Unidos. Umapp instalado no Fa-
cebook e usado pela Cambridge Analytica que fazia testes de personalidade “gratuitos” como
contrapartida tinha acesso não só aos resultados do seus testes, mas tambémas suas curtidas,
as curtidas dos seus amigos e dos amigos dos amigos daqueles que faziamo teste.
E para qual motivo eles queriam essas informações ? Para traçar o perfil psicológico de 87 mi-
lhões de pessoas indecisas sobre Donald Trump. Essas pessoas foramdivididas emcinco perfis:
mente aberta, conscientes, extrovertidos, amáveis e neuróticos e passaram a receber propa-
ganda eleitoral altamente personalizada de acordo com o seu perfil. Assim, cada pessoa rece-
beu umdiscurso elaborado combase nas suas tendências, hábitos e perspectivas.